A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (4), o Projeto de Resolução 280/23, que altera o horário das sessões plenárias das quintas-feiras. A partir de agora, as atividades legislativas desse dia serão realizadas no período da manhã, com a seguinte programação:
- 9h30 – Expediente inicial
- 10h30 – Início das votações
- 12h30 – Expediente final
A medida, aprovada em redação final na primeira sessão plenária do ano legislativo de 2025, foi acordada entre os parlamentares no Colégio de Líderes e será promulgada pelo presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), com publicação no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.
Mudança definitiva após período experimental
A antecipação do horário das sessões de quinta-feira já vinha sendo testada desde junho de 2024, inicialmente de forma experimental durante o período eleitoral. Com a aprovação do projeto, a alteração agora se torna definitiva.
O texto, de autoria da Mesa Diretora da Alerj, previa inicialmente a mudança para as três sessões plenárias semanais (terça, quarta e quinta). No entanto, um substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) restringiu a alteração apenas às quintas-feiras.