Prefeitura libera R$ 131 milhões, em parceria com a Ancine, para o setor de audiovisual

Por Diana Pires

A Prefeitura do Rio anunciou, nesta terça-feira (28/01), a liberação de R$ 131 milhões para o setor de audiovisual, durante evento no Palácio da Cidade, em Botafogo. A RioFilme, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, garantiu o investimento de R$ 100 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual, por meio de uma parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), para os editais previstos para 2025. Já o município liberou R$ 31 milhões para os projetos selecionados em 2024.

– Temos a visão do audiovisual como uma indústria. Desde o início do mandato anterior em 2021, buscamos entender a importância e demonstrar a necessidade dessa indústria para a cidade. Vamos dar todas as condições para que a indústria do audiovisual possa crescer ainda mais. Olhamos para essa indústria como um elemento fundamental, como um dos eixos mais importantes para o desenvolvimento econômico da cidade. Temos que aproveitar esse momento com o sucesso do “Ainda Estou Aqui” para fortalecer o audiovisual – afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Os editais de 2025 da RioFilme, que já contarão com os recursos de R$ 100 milhões da parceria com a Ancine, serão anunciados a partir de abril.  O prefeito do Rio ainda assegurou que a esse valor serão acrescidos os investimentos que a cidade ainda anunciará.

– Esse é um grande anúncio junto com a Ancine, que assinou uma resolução que precisávamos para poder utilizar os R$ 100 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual. A partir de agora podemos trabalhar os nossos editais de 2025. Esse é um recurso inédito. Um dos nossos compromissos é atrair novos investimentos para o Rio. É ter a garantia dos investimentos da prefeitura, mas também buscar opções para multiplicar os investimentos na cidade do Rio – disse o presidente da RioFilme, Leonardo Edde.

Presidente da Ancine, Alex Braga celebrou a parceria com a Prefeitura do Rio para o fomento do audiovisual carioca. Destacou que a cidade é a capital da produção cinematográfica do país.

– A casa do cinema brasileiro é o Rio de Janeiro. O cinema brasileiro é efeito de uma indústria de criação, inovação e, por consequência, o Rio é o espaço adequado, o motor de crescimento dessa atividade. Do Rio alcançamos outros municípios, do estado do Rio alcançamos todo o Brasil. Hoje estamos celebrando essa parceria para fomentar o audiovisual no Rio, a cidade que mais consome produtos audiovisuais.

Outro ato celebrado no evento foi a assinatura de dois decretos para tornar o Rio ainda mais atrativo para a realização de produções audiovisuais. Após a regulamentação dos documentos, um dos avanços será a criação de uma tabela para precificar equipamentos públicos municipais que forem usados como set de filmagens, iniciativa que oferecerá maior previsibilidade orçamentária aos produtores.

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